d Patinar...simples prazer da vida...: Estágio Taça da Europa - Nazaré

Patinar...simples prazer da vida...

Se estiverem interessados em publicar na página principal enviem para patinarprazer@gmail.com..

domingo, setembro 11, 2005

Estágio Taça da Europa - Nazaré


Realizou-se este fim de semana, 9, 10 e 11 de Setembro, em Nazaré o estágio para a Taça da Europa que vai decorrer de 28 deste mês a 1 de Outubro no mesmo local.
Estiveram presentes os 24 atletas pré-seleccionados e respectivos treinadores. É de salientar que entre os 24 atletas 14 eram "caloiros"(na imagem já praxados)...primeira vez numa prova internacional, que pode ser um bom indício para o futuro.
Numa perspectiva geral o estágio correu bem.
Primeiro que tudo há que fazer uma referência às instalações da competição.
O hotel onde ficou (e ficará durante a competição) a selecção portuguesa...nada a apontar...serviço e vista sobre Nazaré...só visto (imagens).
Relativamente aos pavilhões da competição o denominado ringue 1 já preparado para a Taça da Europa e numa vista geral está fantástico, muito bonito. Com os últimos trabalhos que ainda vão ser realizados dentro do recinto (placards, etc) vai ficar com um aspecto magnífico. A não perder... O denominado ringue 2, apesar de o piso não escorregar, é totalmente diferente do principal, tem dimensões muito mais pequenas e o piso ainda não estava nas melhores condições. Até à competição deve ficar resolvido.
Numa perspectiva geral dos treinos os atletas esforçaram-se todos sem excepção, demonstraram muita força de vontade de trabalhar mas ainda há algum trabalho pela frente, que nas duas semanas que faltam para a prova vai ser fundamental para uma boa prestação. Todos esperámos que o objectivo seja alcançado.
Na especialidade de solo dance, onde estive mais inserido, os treinos decorreram de uma forma muito positiva, com os atletas a empenharem-se nos treinos e a demonstrarem que estão no bom caminho. A forma como os treinos decorreram também foi um factor de motivação para os atletas dado que se trabalhou não só nos diagramas mas principalmente na maneira de estar no ringue e na forma como se aborda (ou como se deve abordar) uma competição. Igualmente se desenvolveu um espírito de colaboração entre os intervenientes. A passagem dos esquemas ainda não esteve ao melhor nível dado que os atletas sentiram algumas dificuldades com a diferença de piso e de dimensões entre os dois ringues.
As opiniões de todos os atletas de patinagem livre também foram favoráveis. Em todos os escalões os atletas mostraram que se esforçaram por realizar bons treinos. Nesta especialidade a passagem dos esquemas não correu tão bem para alguns atletas mas o tempo que falta até à competição vai certamente fazer com que isso seja ultrapassado.
Apenas um senão, a solo dance (ao contrario da patinagem livre) teve dois treinos no ringue 2 e apenas um treino no ringue 1, o da prova, o que não deu tempo para uma adaptação ideal.
Como já foi referido atrás a alternância de treinos entre os dois ringues principalmente para os atletas mais novos prejudicou um pouco a sua prestação dado que os pisos são muito diferentes.
Mas como na competição (treinos e provas) isso vai acontecer este estágio também teve o objectivo de os preparar para isso.
Nota: para ver as imagens no tamanho normal cliquem em cima da foto