d Patinar...simples prazer da vida...: Campeonato Nacional de Show - comentário de Pedro Craveiro (juíz)

Patinar...simples prazer da vida...

Se estiverem interessados em publicar na página principal enviem para patinarprazer@gmail.com..

sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Campeonato Nacional de Show - comentário de Pedro Craveiro (juíz)

"O Campeonato Nacional de Show e Precisão coincidiu com o triste momento da perda do nosso Amigo Fernando. Por essa razão, fiquei sem vontade de falar sobre patinagem.
Entretanto, recebi vários mail's a perguntar se iria comentar este Campeonato de Show e Precisão.
Por respeito aos leitores e amigos, vou referir alguns aspectos que considero pertinentes, de forma muito geral. Haveria, pois, muito que dizer...
Do meu ponto de vista, o nível foi muito baixo. Mais baixo do que no ano passado. Em geral, não gostei do que vi.
Apesar das notas terem sido altíssimas.
Mas, se os juízes derem notas muito baixas acabam, também eles, por estragar o espectáculo. "Espectáculo pobre, notas ricas". Isto sem prejudicar as respectivas classificações.
O lado negativo disto é que se poderá a estar a dar um mau sinal aos treinadores, clubes, pais e atletas… porque pensam que afinal (com aquelas notas) estão no bom caminho … Nada mais errado.
Nesta terra lusitana, ninguém gosta de ouvir criticas. Os treinadores não vêm com bons olhos o facto de se estar a avaliar o umbigo deles. Salvo raríssimas excepções (felizmente ainda existem).
Ao nível de esquemas, não vi nada com nível internacional. Esquemas construídos de forma estranha, muitas vezes sem nexo... A grande maioria era optou por esquemas da desgraça (holocausto , morte, etc.). Poucos optaram pelo caminho da alegria, da felicidade e do espectáculo. Enfim, do Show...
Peço desculpa por dizer isto, mas agora que estou do outro lado da "barreira" (como espectador e juiz) , tenho uma nova/outra perspectiva das coisas.
Para acabar, apenas mais duas ideias:
1.ª- Para qualquer uma das competições de Show (quartetos incluídos), deverá ser entregue um breve explicação (sinopse) , com não mais de 25 (vinte e cinco) palavras, descrevendo a performance, isto é deve haver um resumo explicativo da história do esquema .
Esta sinopse deverá ser entregue aos juízes e ao director de prova, que a deverá ler publicamente aquando da entrada do grupo em rinque. A partir de agora as regras mudaram.Os Juízes são alertados para o que irão ver. Poderse-ão criar expectativas iniciais que depois podem conduzir o esquema ao insucesso..A partir de agora os treinadores ("fazedores" de esquemas de Show) têm de ser "contadores de histórias". A Sinopse (do regulamento) a isso obriga. Quer para os Grupos, quer para os Quartetos.
Por essa razão, quem se dedicar a esta actividade do Show deve, minimamente, dominar a arte de "escrever" (comunicar) através dos gestos e da música.
Estes novos "Vendedores de Sonhos" devem, por isso, estar atentos aos aspectos estéticos e intercomunicacionais. A construção dos esquemas deve obedecer a determinadas regras e ser dirigida a explicar o "objecto", a tornar compreensível a ideia, a mensagem...Ora esta exigência é algo de novo. Ou talvez não... Mas que agora vem expressamente referida nos regulamentos.

Quem não conseguir fazer isto - desculpem-me a franqueza- o melhor é dedicar-se a dar apenas treino de livres e afins.
O problema é persistir no erro e continuar a apresentar esquemas sem história.
É preciso entender isto: sem história, sem mensagem não há Patinagem de Show. Porque não trabalhar com alguém que consiga criar um enredo (simples, mas perceptível), por exemplo um coreógrafo? Os espanhóis e italianos já estão a trabalhar há anos. E o Show tem quase sempre casa cheia. Até se dão ao luxo de cobrar as entradas da competição.Em Portugal os treinadores querem fazer tudo. Depois fazem tudo muito mal e sem qualidade.
2.ª- Ideia
O Show precisa de qualidade . Só assim é que terá Futuro. O que vi este ano não tinha qualidade.Qualidade precisa-se.
Como consegui-la?

Fica aqui a minha modesta reflexão .

Cumprimentos,
Pedro Craveiro"

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial